Pendrive Ninja


Quem trabalha com suporte técnico e mesmo em casa algumas vezes nos deparamos com as seguintes situações: o PC foi vítima de algum malware e não mais conecta a internet, o drive de cd/dvd não está funcionando ou precisamos usar determinado aplicativo, mas não queremos instalá-lo, ser pc morreu e precisa ser ressuscitado. Para todas essas situações existe uma possível solução. Se você usa pendrives, e se não usa compre um. Este pequeno dispositivo pode salvar você em uma hora de dificuldade.Um pendrive bem montado pode vir a ser a mão na roda se seu pc não mais conectar a internet e você precisar consertá-lo, o chamado “drive ninja” vai resolver seu problema.


Algumas ferramentas de emergência vão ajudar na recuperação da sua máquina, esse artigo vai mostrar algumas delas, o caminho das pedras pode ficar menos árduo com as dicas abaixo.

O primeiro deles é o PortableApps, mostra um plataforma que permitirá a instalação de aplicativos desktop em uma mídia removível. Com uma interface parecida com o menu Iniciar do Bill, permite achar aplicativos instalados e a gerência de instalação. O site apresenta uma infinidade de programas portáteis populares, de utilitários a pacotes completos do Office. Todos que se seguem podem ser baixados no PortableApps, é só escolher, clicar e baixar. 




  


O Chrome Portable, permite uma navegação portátil e é muito útil no kit quando precisa-se fugir de um malware e conta com recurso bem interessantes, como a “sandbox” e a navegação segura, que protege contra sites e downloads maliciosos, o tornam uma das melhores opções para uso em um sistema potencialmente infectado.

O Spybot Search and Destroy Portable, busca e destrói spywares, é capaz de remover a maioria das infecções e deve ser uma opções que não podem faltar no kit.


  
O ClamWin Portable, um interface para o antivírus ClamAV, muito útil para detectar vários arquivo suspeitos.

Temos também o Malwarebytes, que lhe dará uma segunda opinião depois de passar as limpezas anteriores.

Se fez todas as limpezas anteriores e ainda não resolveu, temos o Kaspersky TDSSKiller, talvez o programa de infecção precisa de algo mais forte e ai onde entra esse programa, talvez você esteja sendo vítima de um rootkits, uma ameaça bem comum que o TDSSKiller pode detectar e remover.


Sabe aqueles arquivos que teimam em não apagar de jeito nenhum, o velho Windows fica mostrando acesso negado e se seu sistema estiver infectado é ainda pior, chegou a hora de usar o FileAssassin, esse aplicativo apaga tudo que você desejar, tudo mesmo, então cuidado com o que estiver fazendo. No site tem uma versão portable disponível.

Se você quer apagar aquele arquivo confidencial e ter certeza que ele não existe mais, use o Eraser Portable. Use-o somente em HD eletromecânicos, poderá sobrescrever discos e ter certeza de q tudo foi embora.

Comecei a usar uma ferramenta interessante o Revo Uninstaller e é gratificante saber que existe uma versão portátil. O Revo Uninstaller Portable ajuda a remover os programas que você não precisa mais, deixe seu PC mais rápido reduzindo aplicativos da inicialização e libere espaço utilizando esse aplicativo, ele retira também entradas no registro e sujeira de alguns aplicativos.


O gerenciamento de senhas é necessário, um aplicativo bem interessante é o KeePass, se você usa então use também a versão portable KeePass Portable e deixe uma cópia da sua base de senhas no pendrive, suas contas online em qualquer lugar e em qualquer computador. Só que é interessante tomar cuidado com PCs possivelmente infectados.

Agora se é para está preparado para o pior, crie um segundo pendrive com uma versão do SO com o SystemRescueCD. Para os casos onde o SO não carrega. Ele é um SO gratuito para cd ou pendrive, ou seja, nada de instalação, basta plugar, reiniciar, dar o boot e pronto. Baseado em Linux, pode acessar os dados do HD, fazer backup, formatar discos, gerencia de partições, compactação de arquivos, entre outros. No site tem  instruções passo-a-passo de como criar o pendrive.


Na hora da necessidade é sempre bom ter uma ou várias alternativas para se recuperar.

Um grande abraço a todos. 

Comentários

Unknown disse…
Uma boa dica, creio todos já tenham passado ou ainda vão passar por este tipo de aperto.
Unknown disse…
Uma boa dica, pois se não passou por uma situação de aperto,pode ocorrer, então melhor estar preparado.
dicas valiosas que ajudam muito como um milagre na hora do sufoco, valeu mesmo!
dicas valiosas, que na hora do sufoco salvam, show!

Postagens mais visitadas