Velho x Novo


Que a Tecnologia se expande de maneira exponencial não se pode negar, mas isso é acompanhado pelos usuários e pelas empresas? Pelo que pude observar por onde passei o novo vai conviver com o velho por muito tempo, isso é inevitável, que sejam hardwares, que sejam softwares, as atualizações não acontecem na mesma velocidade que são lançadas. Se novas tecnologias surgem a cada 6 meses, na prática só iremos talvez mudar depois de 2 anos, mesmo porque se fosse diferente seria impraticável, técnica e financeiramente.



Cansamos de ver COBOL convivendo com .NET, servidores mainframes ao lado de máquinas com Terabytes de memória, senhores já calejados ao lado de garotos escovadores de bits, velhas impressoras matriciais ao lado de estações de impressão de alta tecnologia. E por algum tempo isso ainda vai acontecer creio eu, e em minha opinião é algo saudável, dois lados diferentes sempre tem algo a ensinar e aprender. Se uma empresa está começando pode optar por tudo mais recente, mas se já está no mercado há tempos não tem como mudar tudo de uma vez, inúmeras adaptações precisam ser feitas, gastos aumentam, novos treinamentos são necessários, e lembrando que tudo deve ser transparente para seus usuários e clientes, podendo causar mais mal que bem.

Não estou dizendo que sou avesso à mudança, ela deve acontecer sim, é necessária, pode significar o ganho de vida substancial na organização ou a morte total, mas essa mudança deve ser muito bem planejada, e claro, ter o crédito de todos, quero dizer que todos devem acreditar que as mudanças serão uma coisa boa, o ponto que sempre percebo e de certo modo acho errado é que as mudanças, sejam elas pra melhor ou pior, sempre vem de cima pra baixo e fatalmente sempre são encaradas de forma pior quando executadas dessa forma. O que posso dizer é que quando se convence aqueles que são de casa tudo se torna muito mais fácil, é primordial retirar a mentalidade arcaica de alguns dirigentes e mesmo subordinados, essa pequena observação pode tornar os momentos de transição bem mais produtivos e com um retorno mais rápido.

Dê sua opinião, comente.

Um grande abraço a todos

Comentários

Postagens mais visitadas