Veja dicas para navegar melhor em uma conexão lenta

Mauricio Coelho
Conheça formas para contornar a lentidão de conexões de internet de baixa velocidade
Na prática, não existe nenhuma fórmula secreta que aumente consideravelmente a velocidade de uma conexão de internet. Porém, algumas ações podem ser aplicadas para melhorar um pouco a experiência de navegação em conexões lentas. Confira a seguir algumas dicas.
Diferencie conexão lenta de computador lento
Uma confusão constante do usuário comum é confundir um PC lento com uma internet lenta e vice-versa. Portanto, o primeiro passo é saber diferenciar essas duas situações antes de tentar solucionar o problema.
Quando o problema é o computador, mensagens de erros surgem no sistema operacional e programas que não dependem da internet demoram para abrir. Também, ocorrem travamentos com certa frequência e somente o PC em questão navega de forma lenta em uma conexão compartilhada.
Já a conexão lenta geralmente é identificada pela demora especificamente em aplicativos com acesso à internet, como navegadores de internet e gerenciadores de e-mail.
Há alguns sites e programas que podem ser usados para medir a velocidade de sua conexão. Um deles é o www.speedtest.net. Outra opção é o aplicativo Simet, criado pelo NIC.br, órgão que coordena o funcionamento da internet brasileira. Ele pode ser baixado no endereço http://simet.nic.br/.
Reinicie o computador e o roteador
O uso por longas horas de certos dispositivos,tende a reduzir seus desempenhos. E com computadores e roteadores isto não é diferente. Este fator pode ser causado por aquecimento dos processadores ou mesmo por sobrecarga em suas memórias.
Problemas complexos muitas vezes podem ser solucionados de forma simples. Uma forma de tentar resolver um problema de conexão lenta é desligar o roteador e o computador por 1 a 2 minutos. Ao reiniciá-los, pode ser que eles voltem com desempenho melhores.
Desabilite inicialização automática de aplicativos
Tome cuidado ao instalar aplicativos que consomem muita banda de internet (por exemplo, uTorrent, Dropbox, Emule, rádios online outros). Muitos destes programas, por padrão, são ativados assim que o sistema operacional é ligado. Fique atento e, sempre que possível personalize sua instalação, desmarcando a inicialização automática.
Esta mesma lógica pode ser aplicada nas atualizações automáticas (por exemplo, Windows Update, Adobe updater, Java, antivírus e outros). Nestes casos, escolha sempre a atualização manual. Só não se esqueça de periodicamente baixar as atualizações.
Aumente a memória RAM e limite o número de páginas abertas
Em computadores mais antigos, a falta de memória RAM pode causar considerável redução no desempenho da internet. O problema se agrava ainda mais em conexões lentas e com várias páginas (abas) abertas ao mesmo tempo. Isto ocorre porque sempre que o usuário muda de aba, o computador usa a memória RAM para fazer a troca e, em alguns casos, busca novamente informações na internet e no disco rígido.
Portanto, se seu computador é antigo, considere ter no mínimo 2 GB de RAM instalados (se a placa-mãe suportar), independente do sistema operacional. E abra simultaneamente no máximo cinco guias (abas) e um gerenciador de e-mail (ex.: Outlook ou Thuderbird). Em computadores mais modernos, a memória RAM não costuma ser um problema para navegar na internet.
Feche abas (guias) de páginas que se atualizam automaticamente
Mesmo que não estejam sendo vistas, algumas das abas abertas em segundo plano atualizam seu conteúdo periodicamente. Se uma aba não está sendo usada, fechá-la pode acelerar a navegação em outras.
Baixe arquivos pesados em horários de pouco uso do micro
Um dos grandes vilões do desempenho de uma conexão é a transferência de arquivos grandes. Por isso, escolha um horário em que o computador não será utilizado para baixá-los da internet. Assim, pode-se aproveitar o período da madrugada para baixar os arquivos, liberando a conexão durante o dia.
Nesses casos, um gereciador de download com opção de agendamento pode ser útil. O Free Download Manager é um exemplo e pode ser baixado neste link.
Aumente o tamanho dos arquivos temporários
Os arquivos temporários da internet servem para armazenar no disco rígido imagens e conteúdos de sites que são acessados frequentemente. Em conexões lentas esse recurso pode ajudar bastante, já que diminui a quantidade de arquivos que precisam ser baixados.
Um tamanho adequado para os arquivos temporaários é entre 50 e 250 MB. Valores mais altos podem causar o efeito inverso na navegação, deixando-a mais lenta.
Para definir o tamanho dos arquivos temporários no Windows faça o seguinte:
- Abra o "Painel de controle";
- Selecione "Opcões de internet";
- Na aba "Geral" clique em "Configurações" no histórico de navegação;
- Defina o tamanho que achar necessário dentro do recomendado;
- Clique em OK.
Desabilite complementos desnecessários dos navegadores
Muitos plug-ins, extensões e complementos ampliam a eficiência dos navegadores. Por outro lado, a instalação de vários deles ao mesmo tempo pode acarretar em perda de desempenho. No caso de conexões e computadores lentos, isto fica mais perceptível. Aprenda a desabilitá-los:
Internet Explorer
Vá para "Ferramentas" > "Gerenciar complementos" > desabilite os que julgar necessário > reinicie o navegador.
Firefox
Vá para "Ferramentas" > "Complementos" > desabilite as extensões e plug-ins que julgar necessário > reinicie o navegador.
Chrome
Clique no ícone da ferramenta no canto direito superior > selecione "Ferramentas" > clique em "Extensões" > desabilite as que julgar necessário > reinicie o navegador.
Serviços do Google para conexões lentas
Google Transcoder
É uma página de internet feita para facilitar a navegação em celulares, mas que pode ser usada em micros. Acesse-a neste link, digite o endereço web a ser visitado, escolha se quer ocultar as imagens e clique em "Ir". Pronto, o Google fornecerá uma versão comprimida da página, sem Java, com disposição de textos simplificada e imagens menores (se optar por visualizá-las).
Google Instant
É aquela sugestão de resultados que aparece enquanto você digita algo no campo de busca. Este recurso consome banda de internet e pode ser desativado na página de configurações de pesquisa do Google neste link. Basta marcar "Nunca mostrar resultados do Instant" e clicar em "Salvar" logo abaixo.
YouTube Feather
É um projeto ainda em fase de testes e que pode apresentar certas incompatibilidades com alguns vídeos do YouTube. O seu objetivo é reduzir o consumo total de dados baixados da internet, com o uso de somente recursos básicos do serviço de compartilhamento de vídeo. Clique neste link e confira.

Comentários

Postagens mais visitadas