O novo Ubuntu é 10!

O novo Ubuntu é 10!: "
A nova versão do Ubuntu, lançada na última quinta-feira, 29/04/2010, traz uma série de novidades interessantes. Fiz a instalação hoje e fiquei muito surpreso – positivamente – com várias das modificações realizadas.

A primeira boa impressão já é sentida logo ao ligar a máquina. O tempo do boot foi drasticamente reduzido com a remoção do HAL, substituido pelo udev/DeviceKit.


Os polêmicos controles de janela, modificados para a esquerda, podem ser facilmente trocados de lado com a alteração do tema das janelas. Apesar disso, vale a experiência em usar um modelo diferente do tradicional. Outra coisa legal é a integração com ferramentas de mensagem instantânea, e-mail e sites de relacionamento.


Para a migração ser menos traumática e absurdamente mais rápida recomendo que seu diretório /home esteja em outra partição. Dessa forma, os seus dados pessoais, documentos, imagens, etc., ficam lógicamente separados do sistema operacional.

Ao trocar a versão do sistema, é possível formatar a partição do S.O. sem pena, apenas tendo o cuidado de não esvaziar sua partição de dados. Na instalação da nova versão, aponte o ponto de montagem para sua partição previamente criada.


Mas voltando as novidades do Ubuntu 10.04, houve um remodelamento no “Ubuntu Software Center”, o gerenciador de aplicativos, que teve vários pontos de usabilidade melhorados, ganhando também uma seção específica para instalação de fontes e melhora na organização das categorias.

Resumindo essa história toda…

Vale a pena testar o novo Ubuntu, mesmo para quem já está acostumado (eu uso desde a 7.04) e para tirar algumas más impressões deixadas pela 9.10 :-). Recomendo!

– Uma descrição interessante (e em pt_BR) das mudanças dessa nova versão pode ser vista no blog do André Gondim

– A lista oficial de mudanças está aqui.


Tagged: linux, Ubuntu


creditar conteúdo
"

Comentários

Postagens mais visitadas