Profissão: perito em forense digital

"Ultimamente, tenho recebido muitos emails voltados para busca de espaço e/ou recolocação no mercado de trabalho da computação forense ou forense digital. Muitos tem sido os questionamentos recebidos. Então, resolvi juntar algumas dessas perguntas aqui, com as devidas respostas.
  1. Como poderei me tornar um profissional deste ramo?
Primeiramente, a graduação é um fator primordial. Qualquer pessoa que se formar em um curso de tecnólogo ou bacharelado em computação ou sistemas está apta a trabalhar na área. Logo mais virão as certificações
e as pós graduações e MBAs.
  1. Preciso ter experiência na área?
Ninguém nasce já sabendo as coisas, principalmente em uma área que ainda cheira a talco no país. Então, é necessário conhecimento em estrutura de dados, arquitetura de rede, políticas, coisas deste tipo, e o mais
você aprende com o tempo.
  1. Que cursos realizar e qual a graduação?
Como disse no primeiro item, os cursos voltados para computação e/ou sistemas, sendo eles tecnólogos ou bacharelados. Existem cursos de forense digital espalhados pelo BRasil, mas nem tudo que reluz é ouro... Procure saber quem ministra o curso e como esta pessoa é vista no mercado de trabalho, se a certificação valerá a pena e seus custos, que podem ser muito altos.

Neste ramo as certificações vão além de meros cursos, pois existem certificações de softwares e hardwares específicos da área, então somente uma graduação ao longo da carreira não manterá o emprego.
  1. Quem emprega?
Hoje o ramo é bem amplo, existem vários concursos para tais atividades e empresas privadas que buscam profissional deste tipo. Empresas do ramo de cartões de crédito, bancos, setores de fraude, auditoria, telefonia, telecomunicações, praticamente todos os ramos necessitam de profissionais com este perfil.
  1. O mercado é bom? E o salário?
O mercado é muito amplo e está em crescimento, a onda está crescendo e quem for com ela irá se dar bem. O salário para um analista júnior começa na faixa de R$ 2500,00, acho que para iniciantes é uma boa pedida.
  1. Há vagas para estagiários?
Empresas já estão contratando estagiários para aprenderem a trabalhar com estas tecnologias, uma das empresas que trabalha no ramo de forense contratou no último mês 7 estagiários. Agradecemos a estas empresas por investir em estagiários que se tornarão profissionais altamente capacitados a exercer funções de alto grau no futuro.
  1. Necessito de certificações?
Sim, certas certificações são primordiais, mas nada substitui o bom profissional e seu relacionamento. Como dito, certificações, graduação, hardwares, softwares etc, nada substitui o bom profissional, sua capacidade de adquirir conhecimento e o saber se relacionar.

Reflita:

Vou usar um ter que um amigo me disse uma vez: os 'plânctons' com certificações geram técnicos; a capacidade de relacionamento gera gestores. Os dois juntos formam o coordenador que, com competência, torna-se gerente e assim por diante...

Hoje existem plânctons e isso é, realmente, uma cadeia alimentar. Mas daqui a quatro anos em que nicho você gostaria de estar? Escreva aí nos comentários!"

Comentários

Postagens mais visitadas