Padrões: o mercado precisa deles

"Quem á não passou pela situação de tentar ligar um dispositivo elétrico e se deparou com uma incompatibilidade entre o plugue do aparelho e a tomada na parede? Daí surgem as 'alternativas' como
aqueles adaptadores grandes e muitas vezes inseguros para conversão dos conectores.


Assim como este problema, convivemos diariamente com muitas outras incompatibilidades, como formatos de arquivos, sistemas operacionais diferentes (para computadores e celulares), sistemas de mensagens
instantâneas que não 'conversam' entre si, sem falar na quantidade cada vez maior de controles remotos que temos que 'administrar' para assistir à TV ou a um filme.


Esses são só alguns dos milhares de exemplos que demonstram que a falta de padrões pode ser uma grande dor de cabeça para usuários.


A solução definitiva para essa questão é a padronização. Parece simples, mas encontrar o equilíbrio entre interesses de mercado, comerciais e políticos nem sempre é fácil. Mesmo assim os padrões são cada vez mais necessários.


O padrão Brasileiro para plugues elétricos está em fase transição. Desde o final do ano passado quem precisou comprar uma tomada já não tinha escolha e teve que levar para casa um plugue do novo modelo.
Como os eletrodomésticos que temos em casa não são compatíveis com o novo padrão, os 'conversores' estão em alta. Nem bem a alteração foi feita e já temos ações judiciais questionando a mudança. Isso só gera insegurança quanto à adoção ou não do padrão.


Outro item que é fonte de incompatibilidade são os formatos de arquivos, e já são mais de 1000 tipos diferentes, cada um utilizado praticamente por uma única aplicação. Além de um contrassenso, isso gera uma situação em que os arquivos ficam associados à aplicação tolhendo o usuário de poder utilizar a informação ali gravada em outro programa.


Hoje temos os formatos desenvolvidos pela ODF (OpenDocument Format Alliance), que tem o endosso de governos internacionais e o apoio de grandes plataformas. Esses formatos são baseados em XML, que faz com que documentos do pacote Office sejam todos compatíveis. Falta a Microsoft apoiar a iniciativa (por que será que ela ainda não adotou o formato?).


Mas não temos apenas exemplos de confusão. Em breve estaremos livres dessa imensa variedade de carregadores de celular. Em 2009, a maioria dos grandes fabricantes de celulares (com exceção da Apple, por motivos óbvios) concordou em padronizar os carregadores de celulares e smartphones com o conector Micro-USB. Pelo acordo isso deve ser feito até 2012. Assim, um só tipo de carregador será necessário."

Comentários

Postagens mais visitadas