No divã das mídias sociais




Se nem Freud explica, será que ele pelo menos twitta?



Ao contrário do que muita gente disse, o ano para nós começou faz tempo. O carnaval foi uma pequena pausa, um descanso singelo e... só. Este é o meu 5º artigo do ano!


Durante o carnaval, convivi com 21 pessoas dentro de um sítio e em alguns momentos me peguei 'filosofando' sobre os diferentes papéis sociais de cada individuo no grupo. Se pararmos para pensar e, levando em consideração que a vida offline veio antes da vida online, muito do que fazemos virtualmente é um reflexo de nossas vidas no mundo do 'carne e osso'.



Depois de pensar nisso, resolvi ir atrás de algum material que abordasse os aspectos psicológicos e comportamentais presentes nas Mídias Sociais. Foi quando googlei e achei um texto do Doug Firebaugh muito legal; nele encontramos os sete As da Psicologia das Mídias Sociais. Como o texto é em inglês, não vai ter nada de sete As por aqui, ok? Vou sintetizar tudo o que ele disse em sete tópicos.

O texto pode parecer ausente de apelo comercial, mas entender como funciona a dinâmica das mídias sociais pode colocar suas iniciativas nesses canais em uma posição bem favorável. Vamos lá?

O que os seres sociais buscam?


01. Reconhecimento


Segundo Doug - e temos que concordar -, tudo o que as pessoas querem e precisam é de reconhecimento. As pessoas querem que os outros as notem e entendam que elas estão ali, participando da cena social.


Transferindo esta necessidade para o mundo offline, pense em quantas vezes teria sido bom se o seu chefe tivesse dado um tapinha nas suas costas depois de uma campanha bem feita, de um gráfico ascendente, de um aumento no funil de conversão das suas operações... Às vezes, nem um bom salário paga isso. Se você é chefe, fica a dica.


02. Atenção


A atenção vem logo depois do reconhecimento. O autor até dá exemplos: uma resposta de um follow no Twitter, um comentário em um post do seu blog ou um pedido de amizade aceito no Facebook.

Mais uma vez, do online para o offline: você chegou numa festa e um dos convidados acena para você (reconhecimento). Logo depois, ele vem até você e te cumprimenta com um aperto de mão e puxa um papo (atenção).


03. Aprovação


Além de fazer parte e receber atenção, é muito importante para o indivíduo ter a aprovação dos outros membros do círculo social. Aproveitando o exemplo do twitter, citado acima, imagine que você entrou no twitter, pessoas passaram a te seguir e, de repente, você recebe um retweet. Wow! Alguém concorda com o que você disse! Ou melhor, alguém quis dizer o que você disse! Outro exemplo: num passado remoto, existiu um negócio chamado Orkut. Brincadeira, mas imagine que você tenha iniciado uma discussão no fórum de uma comunidade. As pessoas podem responder seu tópico (atenção), mas se elas concordarem com seu ponto de vista, é melhor ainda (aprovação).

Trazendo para o mundo offline, podemos dizer que o ser humano é um 'treco' que vive em busca de aprovação. Queremos receber um ok sobre o que vestimos, sobre o que comemos, sobre nossa maneira de andar, com quem nos relacionamos, que lugares freqüentamos, e blablablablabla. Por mais 'desencanados' que possamos parecer quando dizemos 'Não ligo para o que os outros falam ou pensam de mim', não há como negar: quando as pessoas apóiam você, tudo é mais fácil, pois economizamos um tempo precioso, seja
discutindo/brigando, seja tentando convencer/dissuadir, seja pensando na frase 'Eu não tô nem aí'.


04. Apreciação


Vou por um caminho diferente daquele adotado pelo autor. Para mim, ser apreciado pela sua 'atuação' na vida das Mídias Sociais é receber contatos espontâneos, não necessariamente estimulados por uma conversação específica, que visam simplesmente elogiar sua postura em determinada comunidade, rede ou
site.


Imagine que você é um cantor. Depois do show, um fã que comprou o ingresso (reconhecimento), compareceu à apresentação (atenção) e cantou junto (aprovação), de repente chega até você e o elogia imensamente pela sua voz, postura em palco e músicas. Apreciação.


05. Aclamação


Ser aclamado engloba:

  • Ser respondido ou citado em uma conversação;
  • Ser retweetado, citado ou comentado em alguma conversação.
Nesse caso, a aclamação é muito mais coerente ou importante quando o aclamado é uma marca ou organização. Assim medimos os níveis de influência de uma marca em Social Media.


06. Garantias


As pessoas que compõem o universo das Mídias Sociais querem ter certeza de que estão fazendo as coisas certas, falando as coisas certas, sendo as pessoas certas. É justamente por este motivo que é tão primordial consentir com essas pessoas; mostrar que elas são parte do meio social e que elas são necessárias é altamente reconfortante.


07. Participação


Acho que isso resume todo o resto. No fundo, todo mundo quer se sentir parte de algo, membro de uma comunidade, de um clã. Esse cenário é tão real para o mundo carne e osso quando para o mundo virtual.


Os indivíduos devem se sentir incluídos. Devem ser convidados para grupos, atividades. E se você é uma organização, deve fazer com que ele se engaje por sua empresa.


O reconhecimento coletivo é tão importante quanto o reconhecimento individual.


Bom, estes são os sete tópicos. Espero que tenham gostado! Espero os comentários. Quem sabe conseguimos aumentar essa lista...

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